SUSTENTABILIDADE E PROJETOS AMBIENTAIS
As empresas Braskem, Videolar - Innova, Arlanxeo, Oxiteno e White Martins têm como foco assegurar o menor impacto ambiental decorrente de suas atividades. Para tanto, as empresas mantêm programas próprios visando à manutenção e recuperação do meio ambiente. Dentre estes programas destacam-se o monitoramento periódico da qualidade da água, do ar, tratamento dos afluentes líquidos e controle na geração de resíduos sólidos, entre outros.
As Empresas do Polo Petroquímico também investem em projetos ambientais nas cidades vizinhas, através da atuação do Conselho Comunitário Consultivo em Triunfo, Montenegro e Nova Santa Rita.
Ecogincana do Plástico
A Ecogincana do Plástico representa a segunda etapa do Projeto Ação Sustentável, que contou em 2013 com o Concurso Cultural Água Elemento Vida. Desta vez, o foco residiu na correta destinação dos redísuos, com destaque para suas possibilidades de reaproveitamento.
Sendo assim, a Ecogincana buscou deixar um importante legado para as cidades envolvidas – Montenegro, Nova Santa Rita e Triunfo -, tanto na conscientização dos estudantes, famílias e comunidade, quanto na importância e hábito do ato de separar os resíduos e no incentivo ao reúso.
Até junho, ocorreu a primeira etapa da ação, onde todas as escolas dos três municípios foram convidadas a participar. As cinco escolas de cada cidade que mais coletaram materiais foram classificadas para a segunda etapa, que contou com uma série de tarefas, que se estenderam até o final do ano.
Junto a campanha, os professores das escolas receberam capacitação para a realização das tarefas, como uma palestra sobre conscientização sustentável e oficinas sobre reciclagem.
Ao final da campanha, em novembro, os vencedores receberam de três a mil reais em produtos para as escolas. Leia o regulamento para conhecer todo o funcionamento da Campanha.
As escolas participantes coletaram cinco toneladas e meia de resíduos plásticos, com o objetivo de reaproveitá-los o máximo possível e revender o restante, arrecandando um total de mais de R$ 3.000,00 para as escolas envolvidas.
Confira as escolas vencedoras do projeto:
Montenegro:
1º E.E.E.F. Adão Martini
2º E.M.E.F. Profª Maria Josepha Alves de Oliveira
3º Colégio Estadual AJ Renner
Nova Santa Rita:
1º E.M.E.I. Vó Edith
2º E.M.E.F. Santa Rita de Cássia
3º E.M.E.F. Homero Fraga
Triunfo:
1º E.M.E.I. Pingo de Gente
2º E.E.E.F. Simão Kappel
3º E.M.E.F. Manoel Luiz Kuhn
Também participaram as escolas E.M.E.F. do Bairro São Paulo e E.E.E.F. Delfina Dias Ferraz, de Montenegro; E.M.E.F. Rui Barbosa e E.M.E.F. Victor Aggens, de Nova Santa Rita; E.M.E.M. Gonçalves Dias e E.M.E.M. Prof. Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Triunfo.
Na primeira fase da Ecogincana participaram as escolas E.M.E.F. Walter Belian, E.M.E.F. José Pedro Steigleder, E.E.E.F. Cel. Januário Corrêa e E.E.E.F. Dr. Jorge Guilherme Moojen, de Montenegro; E.M.E.F. Campos Salles, de Nova Santa Rita; E.M.E.F. Serafim Ávila, de Triunfo.
O Polo e o CCC agradecem a todas as escolas participantes do projeto pelo empenho apresentado e pelos resultados obtidos.