SUSTENTABILIDADE E PROJETOS AMBIENTAIS

As empresas Braskem, Videolar - Innova, Arlanxeo, Oxiteno e White Martins têm como foco assegurar o menor impacto ambiental decorrente de suas atividades. Para tanto, as empresas mantêm programas próprios visando à manutenção e recuperação do meio ambiente. Dentre estes programas destacam-se o monitoramento periódico da qualidade da água, do ar, tratamento dos afluentes líquidos e controle na geração de resíduos sólidos, entre outros.

As Empresas do Polo Petroquímico também investem em projetos ambientais nas cidades vizinhas, através da atuação do Conselho Comunitário Consultivo em Triunfo, Montenegro e Nova Santa Rita. 

Ecogincana do Plástico

A Ecogincana do Plástico representa a segunda etapa do Projeto Ação Sustentável, que contou em 2013 com o Concurso Cultural Água Elemento Vida. Desta vez, o foco residiu na correta destinação dos redísuos, com destaque para suas possibilidades de reaproveitamento.

 

Sendo assim, a Ecogincana buscou deixar um importante legado para as cidades envolvidas – Montenegro, Nova Santa Rita e Triunfo -, tanto na conscientização dos estudantes, famílias e comunidade, quanto na importância e hábito do ato de separar os resíduos e no incentivo ao reúso.

Até junho, ocorreu a primeira etapa da ação, onde todas as escolas dos três municípios foram convidadas a participar. As cinco escolas de cada cidade que mais coletaram materiais foram classificadas para a segunda etapa, que contou com uma série de tarefas, que se estenderam até o final do ano.

Junto a campanha, os professores das escolas receberam capacitação para a realização das tarefas, como uma palestra sobre conscientização sustentável e oficinas sobre reciclagem.

Ao final da campanha, em novembro, os vencedores receberam de três a mil reais em produtos para as escolas. Leia o regulamento para conhecer todo o funcionamento da Campanha.

As escolas participantes coletaram cinco toneladas e meia de resíduos plásticos, com o objetivo de reaproveitá-los o máximo possível e revender o restante, arrecandando um total de mais de R$ 3.000,00 para as escolas envolvidas.

Confira as escolas vencedoras do projeto:

Montenegro:

1º E.E.E.F. Adão Martini

2º E.M.E.F. Profª Maria Josepha Alves de Oliveira

3º Colégio Estadual AJ Renner 

Nova Santa Rita:

1º E.M.E.I. Vó Edith

2º E.M.E.F. Santa Rita de Cássia

3º E.M.E.F. Homero Fraga

Triunfo:

1º E.M.E.I. Pingo de Gente

2º E.E.E.F. Simão Kappel

3º E.M.E.F. Manoel Luiz Kuhn

Também participaram as escolas E.M.E.F. do Bairro São Paulo e E.E.E.F. Delfina Dias Ferraz, de Montenegro; E.M.E.F. Rui Barbosa e E.M.E.F. Victor Aggens, de Nova Santa Rita; E.M.E.M. Gonçalves Dias e E.M.E.M. Prof. Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Triunfo.

Na primeira fase da Ecogincana participaram as escolas E.M.E.F. Walter Belian, E.M.E.F. José Pedro Steigleder, E.E.E.F. Cel. Januário Corrêa e E.E.E.F. Dr. Jorge Guilherme Moojen, de Montenegro; E.M.E.F. Campos Salles, de Nova Santa Rita; E.M.E.F. Serafim Ávila, de Triunfo.

O Polo e o CCC agradecem a todas as escolas participantes do projeto pelo empenho apresentado e pelos resultados obtidos.

2014

CONHEÇA AS EMPRESAS QUE COMPÕEM O POLO
2853d857ab7aea99cc89b6ed1aea6b0e.png
11aa294525ab90cf955f3868c60aa5ae.png
40ea4ae5e6208a61c8197f20c4d0a0b1.png
7ffccb8d56a59521d8c48a0ad92c9062.png
76de9f0789b05c87ff78bee51bce5ad7.png
898c4e7bacb203eb97e89723f437ee71.png