SUSTENTABILIDADE E PROJETOS AMBIENTAIS

As empresas Braskem, Videolar - Innova, Arlanxeo, Oxiteno e White Martins têm como foco assegurar o menor impacto ambiental decorrente de suas atividades. Para tanto, as empresas mantêm programas próprios visando à manutenção e recuperação do meio ambiente. Dentre estes programas destacam-se o monitoramento periódico da qualidade da água, do ar, tratamento dos afluentes líquidos e controle na geração de resíduos sólidos, entre outros.

As Empresas do Polo Petroquímico também investem em projetos ambientais nas cidades vizinhas, através da atuação do Conselho Comunitário Consultivo em Triunfo, Montenegro e Nova Santa Rita. 

Concurso Cultural Ação Sustentável

Em 2009, o CCC com o apoio das empresas do Polo, deu seguimento à série de projetos ambientais envolvendo as escolas e comunidade, lançando o Concurso Cultural Ação Sustentável, com objetivo de incentivar a criatividade, a responsabilidade com o meio ambiente e o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. A iniciativa contou com a participação de Escolas de Ensino Médio de Montenegro, Nova Santa Rita e Triunfo, que deveriam elaborar projetos que demonstrassem uma proposta sustentável e aplicável na sociedade. O Ação Sustentável envolveu mais de 6.500 jovens.

img1.png
img2.jpg

Para possibilitar um maior embasamento sobre o tema sustentabilidade aos alunos, foi promovida nas três cidades a palestra "Sustentabilidade - o maior desafio da humanidade", com o técnico agrícola Alexandre de Freitas, da Fundação Gaia. Ele afirmou que "se gerações futuras pudessem voltar ao passado, fariam as gerações passadas repensarem em suas ações com relação ao mundo ecológico".

Os três trabalhos selecionados de cada município foram para a seleção final. A avaliação foi feita por uma comissão julgadora, formada por integrantes das empresas do Polo, membros do Conselho Comunitário Consultivo e pela Argerick Comunicação. O julgamento foi realizado em dois momentos. O primeiro avaliou o conteúdo teórico dos projetos e, no segundo, a avaliação foi feita a partir de uma apresentação oral dos trabalhos.

Os criadores dos trabalhos vencedores e suas respectivas escolas receberam ao final do ano, como premiação, medalhas, mochilas e canetas exclusivas, além de câmera fotográfica digital, computador, troféu e certificado de participação.

Confira abaixo as escolas vencedoras das cidades participantes:

Montenegro
1º lugar: Colégio A.J. Renner - Projeto "Horta Sustentável"
2º lugar: Colégio Estadual Ivo Bühler - CIEP
3º lugar: Escola Estadual Técnica São João Batista


Nova Santa Rita
1º lugar: Escola Estadual de Ensino Médio Nova Sociedade - Projeto "Lixo é Vida"
2º lugar: Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita
3º lugar: Escola E. E. M. Nova Sociedade


Triunfo
1º lugar: Escola Técnica Municipal Farroupilha - Projeto "Óleo de cozinha, não polua, reaproveite" 
2º lugar: Escola Municipal de Ensino Médio Prof. Liberato Salzano Vieira da Cunha
3º lugar: Escola Municipal de Ensino Médio Almirante Barroso

2009