top of page
Buscar

Conselheiros de Triunfo do CCC promovem a gincana “Água - Preciosa desde o Princípio e Sempre”

Realizada durante os meses de maio e junho deste ano e com a participação de alunos do sexto ano de três escolas da cidade de Triunfo, a gincana “Água - Preciosa desde o Princípio e Sempre” foi o resultado da participação do grupo de conselheiros de Triunfo no “Projeto ODS’s” desenvolvida para os conselheiros do CCC por iniciativa do comitê Diálogo com a Comunidade, DC, do COFIP RS.


Conheça o Projeto ODS’s

O Projeto ODS’s tem por objetivo promover a capacitação dos 30 Conselheiros do CCC representantes dos municípios de Montenegro, Triunfo e Nova Santa Rita para o desenvolvimento de projetos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS's) da ONU. Realizado em um formato virtual, durante o final de 2021 e início de 2022, o projeto foi desenvolvido com o apoio da empresa Pipa Ideias, responsável pelo fomento de informações que promoveu a capacitação em grupo através de diversas aulas e também por mentorias individuais direcionada para cada um dos quatro grupos de conselheiros que formam o CCC.


Foi oportunizado aos participantes diversos momentos de reflexão e aprendizado de modo a contribuir para que Triunfo, Montenegro, Nova Santa Rita e Entono pensassem em um projeto que gerasse impacto positivo em suas comunidades, além de com ele, promover a interação e consolidação da imagem do conselheiro alinhada às ações voluntárias que o grupo presta sendo voluntário no CCC.


A capacitação dos conselheiros sobre os 17 ODS existentes buscou ainda promover o entendimento conceitual sobre o tema, a responsabilidade coletiva, os compromisso mundiais existentes e como cada grupo poderia fazer a sua parte nos desafios de suas comunidades. Após o período de treinamento inicial, a Pipa Ideias também promoveu o acompanhamento da criação e do desenvolvimento de cada projeto através de 12 mentorias individuais (sendo 3 por grupo), abrangendo sua execução e acompanhamento. O DC, através do Cofip RS, validou as propostas e também assumiu o compromisso financeiro para a execução de cada proposta.


No momento, os demais conselheiros do CCC, representantes de Montenegro, Nova Santa Rita e da região do Entorno do polo petroquímico, estão em fase final de planejamento de seus projetos para suas comunidades.



De volta ao projeto de Triunfo


Os Conselheiros representantes de Triunfo escolheram para trabalhar a ODS de número 6 – Água Potável e Saneamento (visite o site da Abiquim em https://ods.abiquim.org.br e saiba mais sobre ODS's). Através de diversas tarefas educativas e uma palestra online intitulada "Água e Saneamento", ministrada pela Conselheira do CCC de Montenegro, Tatiana Saldanha Rossatto, foi buscado incentivar o engajamento e a participação através do conhecimento da realidade com sensibilização e conscientização sobre a importância da preservação ambiental. A palestra pode ser acessada clicando aqui.


Para a Conselheira Odila, de Triunfo, “foi uma grande satisfação ver o grupo colocar em prática tudo o que foi planejado desde o ano passado com o apoio e a mentoria da Pipa Ideias’. Durante 30 dias, as tarefas eram apresentadas em um site desenvolvido para a ação https://www.falecomopolo.com.br/gincanaaguapreciosa, os estudantes as realizavam e enviavam por email para a comissão julgadora até o momento final, aonde todos os alunos das escolas participantes estiveram se encontraram no ginásio de esportes de Triunfo, na manhã do dia 3 de junho para que, na companhia de seus diretores e professores, participassem das últimas tarefas da gincana.


Na ocasião, foram realizadas novas atividades e outras tarefas surpresa foram propostas para avaliação e julgamento dos jurados. O evento contou também com o prestígio da Secretária de Educação do município de Triunfo.


Como forma de agradecimento e recordação, o grupo de Triunfo presenteou os alunos com uma garrafinha squeeze e todas as turmas participantes também levaram troféus de honra ao mérito. Ao final, a Escola Mario Totta foi apontada como a grande vencedora. Além do troféu entregue para os alunos e para a escola, o grupo teve ainda a oportunidade de confraternizar em um grande jantar posteriormente oferecido para a turma que alcançou o merecido primeiro lugar.

Комментарии


bottom of page