top of page
Buscar

Braskem investeR$ 150 mil em Ilha de Reciclagem no Polo Petroquímico de Triunfo

Início das operações do laboratório, que visa aprimorar as resinas recicladas da companhia de acordo com as necessidades de seus clientes, está previsto para julho.


São Paulo, 31 de maio de 2021 - Comprometida com o desenvolvimento sustentável e a com economia circular, a Braskem implementará, a partir de julho, uma nova estrutura no Centro de Tecnologia e Inovação de Triunfo, no Rio Grande do Sul. Conhecida como Ilha de Reciclagem, a instalação será responsável por testar o desempenho das resinas recicladas e desenvolver produtos inovadores e sustentáveis que atendam às necessidades do mercado e cumpram o seu papel na redução do impacto ao meio ambiente. A iniciativa também visa fomentar o desenvolvimento da cadeia de reciclagem e seu mercado.


A Ilha estará localizada no Centro de Tecnologia e Inovação da Braskem situado no Polo Petroquímico de Triunfo (RS). O projeto é pioneiro na indústria petroquímica brasileira e atenderá todas as regiões onde a empresa atua. Por meio de um hub de hardware, com equipamentos específicos para teste de resinas recicladas, será possível entender os desafios técnicos do reaproveitamento de matéria-prima atendendo às exigências de confiabilidade e as necessidades dos clientes e brand owners.


O investimento reforça a preocupação da Braskem em promover tecnologias para desenvolver resinas recicladas com maior qualidade, fazendo com que elas tenham cada vez mais relevância na cadeia de valor do plástico. Além de auxiliar o mercado com pesquisa e desenvolvimento, o projeto está diretamente relacionado com o compromisso da companhia de incluir, até 2025, 300 mil toneladas de resinas termoplásticas e produtos químicos com conteúdo reciclado em seu portfólio, um dos principais macro objetivos da empresa.


A diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul, Fabiana Quiroga, explica que a iniciativa é uma aliada para alavancar a reciclagem e a utilização de resina reciclada no Brasil. "Estamos cumprindo o papel da indústria de desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o plástico. O avanço na qualidade das resinas pós-consumo é um fator importante para ampliar as aplicações dos produtos reciclados, e assim, fortalecer a economia circular", comenta a executiva.


De acordo com Fábio Fell, coordenador do Laboratório de Aplicação do CTI e responsável pela Ilha de Reciclagem, os experimentos da nova instalação complementarão os estudos da companhia para entender quais as aplicações e o tipo de design de produto que mais facilitam no processo de reciclagem. "Esse tipo de informação será essencial para nortear escolhas relacionadas a esses dois pontos pensando no potencial de estímulo à economia circular. A iniciativa também reforçará a Braskem como referência no apoio aos clientes e em pesquisa e desenvolvimento de resinas termoplásticas. A combinação entre tecnologia de ponta e nossos profissionais especialistas em economia circular será um dos nossos diferenciais para oferecer produtos com ainda mais qualidade ao mercado", afirma Fell.

bottom of page