Polímeros renováveis: há 15 anos transformando o futuro
- conselhoweb2020
- 25 de set.
- 2 min de leitura
Com a demanda crescente por produtos renováveis, a Braskem comemora 15 anos do lançamento do polietileno (PE) I’m greenTM bio-based, um marco que reforçou a liderança global da companhia em biopolímeros. Produzido no Polo Petroquímico de Triunfo (RS), é reconhecido mundialmente como um dos casos mais transformadores em desenvolvimento sustentável no Brasil. Desde a partida da planta, em 2010, a sua produção evitou a emissão de 8 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
“Comemorar a trajetória de I’m greenTM bio-based é celebrar o protagonismo da Braskem e do Brasil na transição global para uma indústria de baixo carbono e circular. As equipes que atuam no RS e participam desde a concepção do projeto se orgulham da trajetória dessa inovação que cria valor para a cadeia produtiva do setor, para os clientes e para a sociedade”, afirma o diretor industrial da Braskem no RS, Nelzo Silva.
A planta de eteno renovável partiu com capacidade de produção de 200 mil toneladas anuais. Atualmente, sua capacidade produtiva é de 275 mil toneladas/ano, o que representa um aumento de 37% em relação ao projeto inicial, fortalecendo o crescimento da empresa como referência no desenvolvimento de soluções renováveis.

O objetivo da Braskem é expandir a sua capacidade produtiva de bioprodutos e produtos bio-atribuídos para 1 milhão de toneladas até 2030 em outras frentes de crescimento. Atualmente, a matéria-prima é utilizada em três produtos de fonte renovável: o polietileno, usado em diversas aplicações, como embalagens, o EVA, muito usado em solado de calçados, e a cera de Polietileno, usada na produção de adesivos, cosméticos, entre outros.
Diversas iniciativas globais estão em andamento para viabilizar esse avanço. Entre as quais, o desenvolvimento de novos bioprodutos e negócios sustentáveis apoiado pelos centros de inovação da Braskem, como o laboratório de Lexington (EUA), focado na busca por novas soluções renováveis.
Comentários