top of page
Buscar

Leptospirose - Orientações de saúde aos moradores das cidades atingidas pelas cheias e também aos voluntários que trabalharam nestes locais

O que é?

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos e roedores em geral) infectados pela bactéria Leptospira.

 

A exposição a doença pode acontecer de diversas maneiras, sendo que as mais comuns são o contato com água de enchentes ou com latas contaminadas. A infecção pelo agente ocorre principalmente através de arranhões e pequenas lesões na pele, porém também pode ocorrer através da pele íntegra, se exposta de forma prolongada ao agente infeccioso.

 

Quais os sintomas?

Os principais sintomas da fase inicial da doença são:

• Febre

• Dor de cabeça

• Dor muscular, principalmente nas panturrilhas

• Falta de apetite

• Náuseas/vômitos

• Diarreia

 

Qual o período de incubação?

O período de incubação, ou seja, intervalo de tempo entre a transmissão da infecção até o início das manifestações dos sinais e sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.

 

Como é feito o diagnóstico?

Os sintomas da fase precoce da leptospirose são parecidos com os de outras doenças, como a dengue e a febre amarela. Por isso, para confirmação do diagnóstico, o médico pode solicitar exames de sangue ou o isolamento da bactéria em cultura.

 

Qual o tratamento?

Para os casos leves, o atendimento e o tratamento são ambulatoriais com antibiótico. No entanto, em casos graves a hospitalização pode ser necessária, visando evitar complicações. A automedicação não é indicada. Por isso, ao suspeitar da doença, a recomendação é procurar um serviço de saúde e relatar o contato com exposição de risco.

 

Fonte: Dra. Joyce Hart - PAM Médico do Polo Petroquímico do Sul


Clique no link abaixo e faça o download da cartilha informativa.


Cofip RS - Orientações de Saúde - Leptospirose
.pdf
Fazer download de PDF • 82KB


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page