Buscar

Cuidar do ambiente é compromisso de todos

Na Semana do Meio Ambiente, a mensagem de Daniel Fleisher, Gerente de Relações Institucionais da Braskem é destaque no JC.

A temática ambiental faz parte do nosso dia a dia. Cada atitude, desde a separação do lixo em casa até o uso racional dos recursos naturais, terá algum reflexo no meio ambiente. A premissa de agir com responsabilidade vale para os cidadãos e para as iniciativas pública e privada. As empresas têm o compromisso de fomentar o desenvolvimento sustentável, combinando suas práticas com o propósito de melhorar a vida das pessoas e deixar um legado para as futuras gerações.


Alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030, a Braskem assumiu novos compromissos na construção de um futuro melhor para a sociedade. Mas para que o futuro seja melhor, as ações precisam começar agora, no presente, e de forma conectada. Na Braskem, muitas das iniciativas relacionadas aos cuidados ambientais extrapolam a área de produção e já fazem história.


A empresa foi pioneira na criação do I’m Green, um plástico feito da cana de açúcar que reduz as emissões dos gases que causam o efeito estufa. Este ano a produção completa 10 anos e terá sua produção no Polo de Triunfo ampliada. Além disso, está investindo na produção do I’m green a partir da reciclagem de plásticos pós-consumo. Para gerar benefícios sociais e ambientais, a empresa apoia cooperativas de reciclagem, com aumento do volume de plásticos reciclados e melhoria da renda dos trabalhadores.


Cuidar também é preservar, é despertar novos olhares para o nosso entorno e, assim, valorizar a natureza que está logo ali, ao nosso alcance. Foi com esse objetivo que no dia 4 de junho de 1991 foram inaugurados a Estação Ambiental Braskem e o Museu de Ciências Naturais, formando um Parque de Proteção Ambiental com 68 hectares no cinturão verde do Polo Petroquímico de Triunfo e que abriga uma ampla variedade de espécies da fauna e flora.


Em 30 anos, o parque recebeu mais de 227 mil visitantes da comunidade, entre estudantes, professores, pesquisadores, familiares e funcionários do Polo Petroquímico. Assim, conhecendo os ciclos da natureza e em meio a atividades lúdicas, os grupos têm a sua consciência ambiental fortalecida e fazem germinar a semente de que cuidar do meio ambiente é compromisso de todos. E a empresa cumpre o seu papel de agente de preservação ambiental e multiplicador de boas práticas.


Matéria publicada em 4/6/21, espaço Opinião - página 4. Jornal do Comércio.