top of page
Buscar

1ª reunião presencial de 2022 do CCC acontece na Oxiteno

O dia 25 de junho foi muito especial para os Conselheiros do CCC. Após um período de mais de 2 anos de reuniões realizadas de forma online, seguindo as recomendações de distanciamento social, em função da pandemia de Covid-19, chegou o momento da retomada dos encontros presenciais. Chegou a vez dos conselheiros, representantes das cidades de Triunfo, Montenegro, Nova Santa Rita e região do Entorno do polo conhecerem um pouco mais da Oxiteno.


Nem mesmo o tempo nublado foi motivo para ausência. Os convidados foram recepcionados por Hilton Pinto, representante da Oxiteno e membro do DC – Diálogo com a Comunidade. Estavam presentes os integrantes do DC – Denise Marques, Jeferson Conceição e Patrícia Corrêa (Braskem), Hilton Pinto (Oxiteno) e Amanda Matos (GS Inima).


Depois de um acolhedor café da manhã, o Técnico em Segurança da Oxiteno, Uilson Machado, apresentou os procedimentos de segurança.


Pouco depois Denise Marques, coordenadora do DC, acolheu a todos, com uma fala que valorizava a manutenção da união dos Conselheiros, as ações realizadas e esforço de todos para participação nas reuniões online durante o período de pandemia, destacando igualmente a necessidade e importância da retomada dos encontros presenciais.


Em comemoração ao mês do Meio Ambiente a engenheira ambiental Patrícia Corrêa, representando o DC e a Conselheira do CCC de Montenegro, Tatiana Rossato, que há mais de 20 anos atua na Corsan/Sitel, empresa responsável pelo tratamento de efluentes líquidos vindos do polo, apresentaram os cuidados que as empresas do polo têm com os recursos hídricos. Além do vídeo intitulado “Caminho das Águas”(disponível no canal no YouTube do CCC), as lâminas de power point estavam recheadas de conteúdo e de esclarecimentos. “Vocês sabiam que podemos comprovar, através de diversos monitoramentos que a água do rio Caí melhora ao passar pelo polo?”, disse Patrícia. Ao longo de 30 minutos muita informação foi apresentada e a sinergia com os Conselheiros foi grande com muitas perguntas respondidas.


Após, foi momento de o CCC receber a empresa anfitriã, Oxiteno. João Batista Flores da Silva, Gerente de Produção, iniciou sua apresentação enaltecendo a importância do encontro e o fato da Oxiteno ter tido a oportunidade de recepcionar os Conselheiros nessa retomada de reuniões presenciais. Disse ainda, que para a empresa, o CCC é um “verdadeiro multiplicador de informações”. Um importante contato direto com a comunidade, colocando-se dessa forma sempre à disposição de todos os Conselheiros pois sabe da saudável “inquietude do grupo por informações”, o que é uma satisfação para todos na Oxiteno.


A Oxiteno Triunfo é especializada na produção dos solventes oxigenados sec-butanol (SBA) e metil-etilcetona (MEC). João Batista apresentou as etapas de produção, demonstrou os aspectos de segurança associados e promoveu um tour virtual pela empresa em uma visita que trouxe imagens atuais e muito realistas da planta no estilo street view. O gerente de produção respondeu e interagiu com o grupo esclarecendo dúvidas, enalteceu ainda os diversos aspectos positivos do iminente Polo da Química e finalizou apresentando o grupo Indorama, novo controlador da Oxiteno, uma verdadeira potência no setor petroquímico, com mais de 3 décadas de atuação, 26 mil funcionários e 130 unidades espalhadas ao redor do mundo. Ao final da apresentação, em nome do CCC, a coordenadora Leila de Oliveira Regla agradeceu a recepção realizada pela Oxiteno, a presença e atenção do senhor João Batista, convidando-o para o almoço dos Conselheiros e entregou a agenda comemorativa aos 19 anos de existência do Conselho Comunitário Consultivo.


A reunião trimestral teve continuidade com as demandas internas do grupo e então foi a vez dos novos integrantes componentes serem apresentados. Do DC, Jeferson e Amanda tiveram a palavra, em seguida, a conselheira Odila, coordenadora de Triunfo, recepcionou a conselheira Maria Terezinha, dando as boas-vindas. Todos os indicados e demonstraram muita satisfação e disposição em colaborar.


Ainda em “Assuntos gerais”, a Conselheira Odila apresentou um vídeo para contar a todos os demais Conselheiros a experiência de Triunfo ter vivenciado e finalizado sua ação do projeto ODS. A ação foi uma gincana educacional chamada “Água Preciosa desde o Princípio e Sempre”, promovida com alunos de escolas municipais e estaduais da região de Triunfo durante os meses de maio e junho. Odila agradeceu a participação de todos e relatou a satisfação de colocar em prática tudo o que foi planejado desde 2021 com o apoio e a mentoria da Pipa Ideias (o vídeo está disponível no canal do CCC no YouTube e todas as informações da gincana estão no site Fale com o Polo). Após, as Conselheiras representantes Iara, Joceara e Leila atualizaram os demais sobre o andamento de seus projetos de ação ODS, apresentados e validados na última reunião trimestral. Joceara informou que a região do Entorno está em fase de tomada de orçamento, mesma situação para a região de Nova Santa Rita, conforme informou a Conselheira Leila. A Conselheira Iara relatou que Montenegro está em contato permanente com a Cufa Montenegro, aguardando a finalização do espaço físico Isocam onde o projeto terá sequência com a aquisição de utensílios para aulas práticas de culinária. Inclusive, Jeferson, do DC, esteve recentemente visitando o local. Enquanto ele não é concluído, oficinas de empreendedorismo e psicologia já estão sendo programadas com o apoio do Sesi Montenegro.


Os coordenadores de Montenegro, Nova Santa Rita e Entorno, receberam mais 5 agendas e canetas comemorativas pelos 19 anos do CCC. Triunfo já havia recebido por ocasião da realização de sua gincana. Membros do DC também foram presenteados.


Finalizando o encontro, Hilton recebeu os conselheiros no refeitório da empresa para um delicioso almoço de confraternização. Por volta das 13h, todos ingressaram nas vans de transporte cada um com destino para sua residência, levando muitas recordações desse festivo reencontro que por muito tempo era aguardado.


Conselheiros do CCC participantes - De Montenegro: Agádio, Clarice, Iara, Ingrid e Tatiana. De Nova Santa Rita: Leila, Claudete, Marilene, Valdair, Rosemari e Luiz Augusto (online). De Triunfo: Maria Helena, Odila, Sérgio e Maria Terezinha. Do Entorno: Joceara, Taís e Vagner.


Integrantes do DC participantes: Denise, Patrícia e Jeferson (Braskem), Hilton (Oxiteno), Amanda (GS Inima).

bottom of page