CONHEÇA MAIS SOBRE O POLO

O que é o Polo?

O Polo Petroquímico é um complexo industrial formado por seis empresas: Arlanxeo, Braskem, GS Inima Brasil, Innova, Oxiteno e White Martins. Atualmente, conta com aproximadamente 6.300 funcionários, distribuídos em todo o complexo.

Sua implantação contribuiu para o desenvolvimento da região, oferecendo novas oportunidades de trabalho e um crescimento econômico significativo.

A privilegiada localização, com uma área verde de 3.600 hectares, e distante 52 quilômetros de Porto Alegre, facilita o acesso dos milhares de trabalhadores que, diariamente, se deslocam de Triunfo e de diversas cidades do estado até o complexo.

O que o Polo produz?

A produção do Polo começa com a nafta, que é a matéria-prima básica para toda cadeia de produção. Dela derivam o Eteno, Propeno, Butadieno, MTBE e solventes, produzidos por uma das unidades da Braskem  e fornecido às empresas de segunda geração - unidades de Poliolefinas da Braskem, Arlanxeo, Oxiteno e Innova. A White Martins participa do processo produtivo através do fornecimento, principalmente, de nitrogênio gás para inertização de equipamentos e processos. 

As empresas de segunda geração geram produtos como polietileno de alta densidade ou linear de baixa densidade, polipropileno, borracha sintética, metiletilcetona, etilbenzeno, estireno, e poliestireno, que são matérias-primas para indústrias de diversos segmentos, para fabricação de inúmeros produtos como plástico, borracha, pisos e produtos farmacêuticos.

A GS Inima Brasil opera a Distribuidora de Águas Triunfo, responsável por todo o sistema de captação e tratamento da água que abastece as empresas do Polo. 

 

O Polo é uma empresa só?


Não. O Polo Petroquímico do Sul foi formado por empresas no início da década de 80. Atualmente, é composto por seis empresas - Arlanxeo, Braskem, GS Inima Brasil, Innova, Oxiteno e White Martins - com aproximadamente 6.300 funcionários.

 

Sua implantação contribuiu para o desenvolvimento da região, oferecendo novas oportunidades de trabalho e um crescimento econômico significativo. A privilegiada localização, com uma área de 3600 hectares, sendo metade dela um cinturão verde, a 52 quilômetros de Porto Alegre, facilita o acesso dos milhares de trabalhadores que, diariamente, se deslocam de Triunfo e de diversas cidades do estado até o complexo industrial.