Braskem lança Wenew, novo ecossistema global de Economia Circular
A Braskem lança Wenew, novo ecossistema de circularidade da companhia. A partir de agora, resinas termoplásticas e produtos químicos da empresa que possuem conteúdo reciclado em sua composição, assim como as iniciativas de educação sobre consumo consciente e descarte adequado e as tecnologias que apoiam a Braskem em sua jornada em prol da economia circular, serão identificados por ela, que é representada por uma nova logomarca.
Wenew é um conceito que representa e consolida a atuação da Braskem nessa frente. Englobando quatro pilares – produtos, educação, tecnologia e design circular– ela vai aproximar a empresa de um futuro mais circular, investindo na construção conjunta com a cadeia produtiva e a sociedade para um mundo cada vez mais circular e sustentável.
O projeto de branding e design de Wenew foi desenvolvido pela agência CBA B+G, com base nos principais atributos do novo ecossistema: o nome faz alusão à colaboração e ao desejo de renovar a economia; o logo forma um círculo em movimento – usado em várias aplicações da marca, remetendo a seu propósito; e a tipografia e a paleta de cores seguem uma linguagem pop, onde o roxo, cor da ousadia, ganha destaque ao lado do verde.
A criação de Wenew surgiu a partir do reconhecimento da Braskem sobre a dimensão e a importância que os produtos circulares e o próprio compromisso da companhia com a causa estão ganhando interna e externamente, aliado ao desenvolvimento e à disponibilização cada vez maior desses produtos. É mais uma iniciativa com objetivo de alavancar ainda mais o conceito de economia circular dentro da cadeia produtiva da química e do plástico. A partir disso, foi necessário repensar a estrutura existente até aqui e, assim, a Braskem chegou a um modelo que considera produtos e iniciativas e que tem o potencial para abraçar outras frentes circulares.
“Wenew surgiu da nossa inquietude de fazermos algo novo em prol de um mundo cada vez mais sustentável, que valoriza a coletividade”, explica Edison Terra, vice-presidente de Olefinas e Poliolefinas da Braskem na América do Sul. “Mais do que uma marca, Wenew nasce para promover a economia circular de uma forma ainda mais potente, apresentando o que vem sendo desenvolvido pela Braskem e buscando engajar e inspirar nossos públicos no esforço coletivo por um mundo melhor. Trata-se de uma iniciativa que terá grande impacto na estratégia de crescimento da Braskem e no alcance das metas de redução de resíduos plásticos, ou seja, é um grande passo e uma evolução da empresa rumo à economia circular”.
Atualmente, a Braskem possui mais de 40 grades de resinas recicladas pós-consumo disponíveis no portfólio global, além de cerca de 42 grades que estão em desenvolvimento. Entre os produtos circulares, há aqueles que são produzidos a partir de reciclagem mecânica, reciclagem avançada e os químicos, como solventes, especialidades, que são oriundos dos processos produtivos tradicionais da empresa.
Além dessas soluções que farão parte do novo ecossistema, Wenew contemplará, por meio de Wemove, termo variante que representa a noção de coletividade que pauta a forma de pensar e agir da Braskem para promover a economia circular, as iniciativas que trazem abordagem sobre educação ambiental, consumo consciente e descarte adequado junto ao público final – como o apoio a empresas de cashback e o Programa de Logística Reversa de Copos Descartáveis, no Brasil; Plastianguis, no México; e a parceria com o time de futebol americano Philadelphia Eagles, nos Estados Unidos, entre outros. Wemove também irá envolver as tecnologias inovadoras desenvolvidas pela Braskem e capazes de transformar processos industriais, acelerar a economia circular do plástico e trabalhar a favor do desenvolvimento sustentável, a exemplo da solução de última geração que está sendo criada para a reciclagem avançada de resíduos plásticos, além de iniciativas ligadas ao design circular.
A eliminação de resíduos plásticos é um dos compromissos da Braskem para o desenvolvimento sustentável e, por meio de Wenew, a companhia reforça essa meta. A Braskem defende e acredita na recuperação de resíduos por meio da reciclagem como prática capaz de viabilizar a economia circular, evitando que o material seja destinado a aterros sanitários ou, ainda, descartado de forma inadequada no meio ambiente. Neste sentido, a Braskem pretende incluir no mercado 300 mil toneladas de produtos com conteúdo reciclado até 2025 e 1 milhão de toneladas desses produtos até 2030. Também até 2030, a companhia trabalhará para evitar que 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos sejam enviados para incineração, aterros, ou depositados no meio ambiente.
via revista Embalagemmarca (matéria original aqui)
Commentaires