Buscar

Braskem e Sebrae RS firmam parceria para apoiar pequenos negócios

Sessenta empresas de Nova Santa Rita, Triunfo e Montenegro impactadas pela crise receberão consultorias gratuitas Com o objetivo promover o crescimento sustentável das micro e pequenas empresas a partir da aplicação de práticas de gestão, a Braskem e o Sebrae RS criaram o Programa de Apoio ao Empreendedorismo local. O objetivo é orientar 60 micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs) com consultorias online gratuitas nas áreas de estratégia e planejamento, finanças, pessoas, marketing e vendas. As inscrições serão abertas a partir de 14 de setembro pelo https://conhecimento.sebraers.com.br/lp/programa-braskem-e-sebrae/.


"A pandemia acelerou a mudança nos modelos de alguns negócios, e fará toda a diferença para esses empresários locais se atualizarem e aprender a lidar com outras ferramentas para encararem as novas exigências do mercado. A iniciativa integra as ações da Braskem voltadas ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades do seu entorno e por isso encontramos na parceria estratégica com o Sebrae RS o diferencial para apoiar e garantir o acesso gratuito a empreendedores da região do Polo Petroquímico", afirma o gerente de Relações Institucionais da Braskem, Daniel Fleischer.


"O compromisso da Braskem com o ambiente onde está inserida encontrou a missão do Sebrae em transformar empreendedores, assim nasce o Programa de Apoio ao Empreendedorismo Local. Tomamos por desafio proporcionar um impacto positivo para a comunidade local gerando mais emprego e renda na região. O empreendedorismo e a sustentabilidade empresarial são duas variáveis consagradas como de alto impacto no cenário sócio econômico dos ambientes. O trabalho visa trazer conteúdos atuais e ao mesmo tempo customizar a evolução dos 60 empreendedores. Inteiramente subsidiado pela parceira Braskem e Sebrae RS", afirma Paulo Cesar da Cunha Bruscato, gerente Regional do Sebrae RS.


Serão oferecidas até 19h de consultorias online de acordo com as necessidades do empreendedor e que serão mapeadas a partir da definição do Perfil Empresarial de cada um, por meio de ferramenta utilizada pelo Sebrae para medir a maturidade de gestão. O programa gratuito de capacitação é voltado a empresas de qualquer segmento das regiões de Triunfo, Nova Santa Rita e Montenegro, com faturamento anual bruto de até R$ 4.800.000,00.


Com as consultorias, os empreendedores poderão desenvolver melhor os seus negócios com base na aquisição de novos conhecimentos sobre gestão, gerando renda e empregos em suas comunidades. Na Consultoria Plano de Negócio, por exemplo, o empresário chegará ao final dos encontros com orientações sobre análise de mercado, estudo dos concorrentes e dos fornecedores, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro. Também terá condições de construir cenários para o crescimento da sua empresa.


O programa também prevê a realização de palestras online para sensibilizar os participantes sobre temas atuais e importantes para a empresa. Entre os temas estão liderança, inovação, atendimento e marketing.


Confira as consultorias oferecidas Estratégia e planejamento: Modelagem de negócios (8h), Planejamento empresarial (16h), Revisão do planejamento empresarial (10h); Finanças: Controles financeiros básicos (8h), Indicadores de resultado econômico e financeiros (10h), Gestão do fluxo de caixa (12h), Gestão de compras e estoques (12), Planejamento financeiro (14h), Plano de gerenciamento de crises (12h); Pessoas: Políticas de gestão de pessoas (16h), Treinamento e desenvolvimento (10h), Remuneração variável (12h), Gestão de conflitos (12h), Desenvolvimento de lideranças (14h); Marketing e vendas: Estratégias de comunicação (10h), Plano de marketing (14h), Planejamento e gestão de vendas (20h), Política comercial (14h), Marketing digital (18h).